Conserto de Celulares em Florianópolis - Assistência Técnica

Celular_lento.jpg.jpeg

Celular lento: 5 principais causas e como resolver

A utilização contínua de smartphones ao longo do dia é a realidade de muitas pessoas. Estes aparelhos trazem possibilidades tecnológicas incríveis para as pessoas, contando com formas fáceis e rápidas de se comunicar, acessar informações e se divertir. No entanto, é difícil encontrar alguém que nunca tenha se frustrado com um celular lento.

Este problema geralmente ocorre por uma série de motivos relacionados ao próprio uso do aparelho. Portanto, a boa notícia é que, na maioria dos casos, existem alguns métodos certeiros para solucionar a lentidão.

Veja, a seguir, as 5 principais causas e como resolver:

Fotos e vídeos armazenados

Assim como um computador convencional, o seu smartphone possui um drive de memória com espaço limitado. Tudo o que é armazenado nele tem um peso e, quando muito cheio, acaba tendo um impacto na velocidade do celular. Portanto, se você sentir que ele anda mais devagar do que deveria, dê uma olhada no número de fotos e vídeos salvos nele.

Vale a pena transferir tudo para um computador e apagar do smartphone, poupando memória e livrando-o da lentidão. Outra alternativa válida nestes casos é colocar estes arquivos na nuvem, em serviços como o Google Fotos ou o Dropbox.

Muitos apps instalados

Fotos e vídeos têm um impacto sério na performance do seu aparelho, mas o mesmo vale para aplicativos instalados. Afinal, eles também ocupam espaço na memória. Acesse a lista completa dos apps que você tem instalados no seu dispositivo e apague aqueles que não usa mais.

Não vale a pena manter aplicativos que não são mais utilizados se estão deixando seu celular lento com o acúmulo de dados. Fique de olho especialmente nos jogos, pois estes costumam necessitar de mais espaço do que apps normais.

Dados de aplicativos acumulados

Alguns apps ocupam pouco espaço a princípio, mas com o tempo acabam crescendo de tamanho. E em geral, são aqueles que a maioria das pessoas usa e não desejaria deletar, como Facebook, Instagram, Twitter, entre outros. Estes dados, também chamados de cache, são cópias de arquivos salvas para que o carregamento destes apps fique mais rápido.

Só que, com isso, preenchem muito espaço e podem deixar o celular lento. Em sistemas Android, é possível limpar o cache dos apps acessando as configurações de aplicativo. Já em iPhones, é preciso deletar o app e instalá-lo novamente.

Recursos visuais pesados

Os smartphones evoluem bastante em tecnologia a cada ano e o mesmo pode ser dito sobre os seus recursos visuais. Só que, às vezes, estes detalhes acabam sendo determinantes para que o aparelho fique lento. Se você não se importa em sacrificar estes atrativos gráficos em favor de melhor performance, então desabilite-os.

stas animações costumam ser complexas e exigem muito poder de processamento e memória para serem executadas, o que possui um impacto na velocidade do dispositivo.

Pouca memória disponível

Do mesmo jeito que computadores tradicionais, os smartphones utilizam memória RAM para gerenciar os seus processos internos, como carregamento de aplicativos e páginas da web. Então, da mesma forma que um PC se beneficia ao ter mais memória RAM, um celular também.

Se você fez tudo o que foi recomendado nesta lista e tudo ainda está lento, pode ser que a culpada seja a memória, que é insuficiente para administrar o seu aparelho com boa performance. Sempre consulte as especificações técnicas na ocasião da compra para conferir o quanto de memória ele tem.

Um celular lento pode deixar qualquer pessoa aborrecida. Mas, ao seguir essas dicas, é possível resolver o problema e contar com um aparelho mais rápido. Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo!

 

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email